sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Santa Ceia e a marca Cavalera


Postei, no Facebook,  um link do jornal Folha de São Paulo link do jornal Folha de São Paulo que traz a reportagem:


Cavalera recria Santa Ceia com Pitty e Sidney Magal


com o seguinte comentário:


Um verdadeiro deboche do que é sagrado para todos os cristãos. Agressão gratuita.Uma marca que precisa apelar tanto para ser notada é porque não tem valor nem qualidade.


Respeito é bom e todo mundo gosta!


Houve quem dissesse que não procedia esta observação, porque a Santa Ceia é apenas um quadro, uma obra de arte.  Respondi então que:


O quadro da Santa Ceia transcende ao fato de ser uma obra de arte.É um ícone, um signo de grande importância para a cultura cristã.Os autores desse comercial, ao usarem da liberdade de expressão artística, tendo como base a Santa Ceia mesmo que de maneira 'desconstruída', correm o risco de serem duramente criticados pelos que têm o quadro como signo religioso.


Nas democracias as coisas acontecem assim, todos têm o direito de manifestar suas ideias desde que arquem com todas as consequências.


Assim como os produtores do comercial se vêm no direito de divulgá-lo, nós nos vemos no dever, de defender nossos valores sagrados dos que, embora cultos e bem dotados de dons artísticos, se comportam como bárbaros quando o assunto é religiosidade. 


Falta-lhes a sensibilidade de perceber que tal obra pode ofender a alguém em um aspecto da vida que para eles não existe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário