quarta-feira, 6 de junho de 2012

RIQUEZA RIO-POMBENSE


  Texto publicado no Jornal O Imparcial, de Rio Pomba, MG em 2004, portanto, já se foram 13 anos do falecimento da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, que viveu cerca de 60 anos vivendo apenas da Eucaristia.


     No próximo dia 9 de abril fará  cinco anos que o funeral de uma rio-pombense colocou em evidência o poder e o mistério insondável de Deus.
     
Como pode a morte de uma criatura tão obscura, paralítica, sem nenhum atrativo material, enclausurada numa casa afastada da comunidade, movimentar quinze mil pessoas, entre elas cerca de vinte sacerdotes? Com certeza podemos dizer que cada pessoa que ali estava representava uma família, o que aumenta muito o número dos beneficiados pelas suas orações. Por quanto poderíamos multiplicar esse número se levarmos em conta as graças alcançadas, aflições dissolvidas, saúdes devolvidas ao longo dos sessenta e cinco anos em que viveu tão somente por Cristo, com Cristo, e em Cristo? Cada um de nós com certeza tem uma graça  para contar.
  
    É verdade, são insondáveis os mistérios de Deus!
   Espero que o poder e o amor de nosso Deus continuem sendo manifestados no meio de nós, rio-pombenses. Não podemos ser ingratos e mal agradecidos. Não foi sem motivo que Deus nos presenteou com a Lola durante tantos anos. Conforme diz o Eclesiastes: há tempo para tudo; tempo para calar e tempo para proclamar (Ecle 3,7). O tempo imenso em que ela viveu em fecundo silencio é necessário agora que seja proclamado. Precisamos colher o que ela plantou.
 
     Em um mundo tão materialista como o que nele hoje vivemos, falar de uma vida como a da Lola chega quase a ser um escândalo. É que nos últimos anos, com o advento das idéias de esquerda, o enfoque de tudo passou a ser o mundo material, até mesmo as autoridades da igreja latino-americana só tinham olhos para o bem estar material do povo. Deus ficou quase esquecido  durante todo esse tempo. Talvez por isso Ele suscitasse almas como a da Lola para O adorar dia e noite, como que armazenando graças para o povo que Ele via cada vez mais sendo afastado dEle para prestar culto ao deus “meus direitos”.
 
Pessoas com vida como a da Lola passaram a ser alvo de críticas, até de deboches, como se fosse algo a ser combatido.
            É, com certeza, a vida da Lola escandaliza a pessoas (e são muitas) que pensam estar muito vivas e ativas e, no entanto, nem sabem que a melhor parte delas está morta, são incapazes de sentir as verdadeiras alegrias que são as espirituais. Só sabem viver movidas a interesses pessoais, mesmo quando escondidos atrás de bandeiras de sofismas.
  
Por isso o tesouro deixado pela Lola nos é tão importante. Precisamos prestar atenção nesse tipo de vida (hoje exótico) de pessoas que se dedicaram totalmente a Deus. Não precisamente para imitá-la, mas para tentar descobrir os seus mistérios, de onde vinha a sua força, sua coragem, sua alegria, atributos dos quais nós todos somos carentes. Investigando a sua vida poderemos encontrar a fonte de todo bem e de toda graça que certamente não encontraremos confiando somente nas nossas próprias deduções.

 Prestando atenção em pessoas como a Lola descobrimos o sentido da humildade, que não se trata de temor servil às criaturas, mas na consciência da dependência  e total confiança em Deus Criador cujo penhor de bondade e retidão está no Coração divino e humano de Jesus, seu Filho. É a sabedoria dos humildes, e também, a única que tem valor na vivência do dia a dia.
  
Nossa Rio Pomba tem um tesouro escondido. Cabe a nós valorizá-lo; é um tesouro que não pode ser degradado, porque não é material. Mas é preciso que tenhamos “olhos de ver”, ver além das mesquinharias dos interesses humanos para tomar posse desse tesouro, com o qual, com certeza, se soubermos valorizá-lo, garantirá o bem estar material, emocional e espiritual de gerações e gerações de rio-pombenses. E cada vez mais ricos, porque riqueza espiritual é assim: quanto mais se usa e se tira proveito dela, mais ela aumenta. É coisa de Deus, que sempre faz a obra completa e perfeita.
 
Sejamos, portanto, agradecidos a Deus na pessoa Jesus, que por seu Coração misericordioso derramou tantas graças sobre nós através da Lola e que no aniversário da sua chegada ao Céu, ela possa nos conseguir o presente de uma consciência desperta e a vontade fortalecida para fazer o que estiver ao nosso alcance para que mais e mais pessoas possam continuar a tirar proveito da obra que Deus fez na sua vida.


                                                                            giselle neves moreira de aguiar


Saiba mais sobre a Lola



















Nenhum comentário:

Postar um comentário