sábado, 14 de janeiro de 2012

A arte na preservação da vida



A importância da obra artística de Bruno de Giusti para a Arquidiocese de Sorocaba

O artista plástico Bruno de Giusti faleceu em 29 de agosto de 2011 em Garça, SP.  Ele nasceu na Itália em Lau Muchele di Romera , no dia 13 de outubro de 1920.Veio para o Brasil depois da segunda guerra mundial, tendo estudado na Escola e Belas Artes de Veneza e sendo já autor de várias peças de arte sacra em sua terra natal. Sua história pode ser lida no site do jornal  Diário de Sorocaba .
 Jose Antonio Barros Freire dirigiu um filme sobre o artista:



Os vereadores José Crespo, de Sorocaba, e Gerão, de Porto Feliz,   elaboraram projetos de lei que dão o nome de Bruno de Giusti logradouros das duas cidades.

Torna-se urgente ressaltar o importante trabalho por ele realizado na Arquidiocese de Sorocaba. A parte principal do acervo de sua obra encontra-se na Catedral de Nossa Senhora da Ponte, e na igreja matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Porto Feliz. Para fazer jus a uma real mentalidade católica é preciso considerar que:

Cada templo religioso constitui uma expressão artística da religiosidade de um povo em determinada época. Estudiosos de várias ciências encontram encerradas nos templos religiosos  verdadeiras bibliotecas, com informações  que vão desde os materiais empregados até como eram praticados, e por que eram celebrados, os ritos.

Os templos mais antigos são de grande interesse dos arqueólogos que se submetem a trabalhos penosos e lentos para sentir a alegria de saber um pouco mais como viviam os antepassados de sua espécie.

Desde que passou a existir como instituição, a Igreja Católica exerceu importantíssimo papel de mecenas. Sob suas asas, sempre foram abrigados os artistas de todas as artes ao longo dos dois últimos milênios. Seus templos se tornaram ricos e democráticos (ao alcance de quem os queira apreciar) acervos culturais em cada lugar do planeta, onde arquitetos, artífices e artistas plásticos dão vida e valor a simples trabalhos braçais transformando-os em monumentos de arte, que encantam todos os tipos de observadores.

Hoje vivemos em acelerada evolução, quando o tempo é cada vez menor entre uma realidade e outra, portanto construções consideráveis e esmeradas de pouco tempo atrás já se tornam ícones importantes para mostrar, como partes integrantes de uma exibição em câmera lenta, as várias etapas da evolução da arquitetura e das outras artes.

É importante, não só para católicos, mas também para quem valoriza a arte, a conservação respeitosa dos templos religiosos, preservando o trabalho artístico da época em que cada um foi construído. É legado inestimável para que as futuras gerações possam avaliar e valorizar o esmero e gosto artístico com que foram concebidas e concretizadas as obras, em material forte o suficiente para atingir a geração mais longínqua possível. Obras feitas para se cultuar o Deus Altíssimo.

Esse argumento não é o único e nem o principal para pedir que a obra de Bruno de Giusti seja restaurada e preservada na Catedral Metropolitana de Sorocaba. Principalmente o afresco da capela onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo estado em que se encontra é motivo de consternação.

O principal seria o fato de que o trabalho do artista ítalo-sorocabano representa hoje um meio importante para despertar o interesse humano em conhecer mais a respeito do catolicismo. Parece um paradoxo, mas Jesus Cristo tem sua história, sua doutrina e a vida de seus mais importantes seguidores muito pouco conhecidas nos nossos dias, tempo de grande secura espiritual. Nos últimos anos muito pouco, ou nada, tem sido falado a esse respeito na própria Igreja cujo foco das atenções tem sido a caridade cristã e o que chamam de doutrina social.


 A multiplicação dos pães - Tela de Bruno de Giusti na capela do Santíssimo da Catedral de Sorocaba

Esse deve ser o motivo pelo qual quem frequenta a catedral diariamente pode observar o olhar faminto com que os visitantes contemplam as pinturas de Bruno de Giusti. 

E são os mais diversos tipos de olhares, de quem conhece e sabe apreciar obras de arte, olhares saudosos de tempos de abundante conforto espiritual nos mais idosos, olhares de descoberta e interesse de jovens e principalmente de crianças, diante das pinturas que mostram expressões de sentimentos por eles até desconhecidas. Em todos eles uma deliciosa manifestação de deleite intangível que traz estabilidade e conforto à alma esta parte integrante de todo ser humano.                                        

  Uililopes publicou um lindo filme sobre a catedral:


        Mas, de todos os olhares nenhum é mais significativo e tocante do que o de visitantes orientais que praticamente nada sabem de Jesus, não falam a língua portuguesa e por meio das pinturas da catedral recebem, como os primeiros cristãos a mensagem de Cristo por meio da arte.

Isso acontece agora, no nosso tempo, e no futuro, com certeza, outros motivos existirão para que se preserve com todo respeito o trabalho de Bruno de Giusti, além do direito das próximas gerações beberem diretamente na fonte dos valores espirituais de seus antepassados, continuamente expressada na arte do pintor.


    Maravilhosa é a civilização dos que constroem a vida em função de Deus, que é a própria perfeição. Ela faz cada geração mais rica por estar mais próxima do Bem pelo usufruto  do trabalho das gerações anteriores, onde apoia seu progresso. É a prosperidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário