quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hino a São Manoel

        

 Letra de Péricles de Queiroz 





Bendito, sempre bendito,
São Manoel o vosso nome!
Que aplaca a dor do proscrito,
E a nossa mágoa consome!
São Manoel abençoado
Mártir, nosso protetor.
Livrai-nos, pois do pecado.
Guia-nos ao Bom Pastor!
- refrão –
Ó glorioso São Manoel o povo inteiro
Desta cidade vos festeja e vos bendiz!
Dela vós sois o grande Santo Padroeiro
Haveis, portanto de querê-la bem feliz!
Protegei o vosso povo
Contra os males contra a guerra
Dai-lhe um tino sempre novo
Para o esplendor desta terra!
Glória a Deus que das alturas
Ouvireis as orações
Dos que, cheios de ternura,
Vos trazem nos corações!



      História   


São Manoel viveu por volta de de 340 a 362; nasceu na cidade de Ctesiphonte, na Pérsia, hoje Irã, então governada por Sapor II, terrível inimigo dos cristãos. Seu pai era o Arqui-mago e sacerdote dos ídolos, mas permitiaque sua mulher, cristã, educasse os filhos no cristianismo.
         
Manoel foi enviado a Constantinopla, junto com seus irmãos Ismael e Sabel, para assinar um Tratado de Paz entre sua pátria, a Pérsia e o Império Romano. Baltano, que governava Constantinopla, enviou-os à Roma para tratar diretamente com o Imperador Juliano.
       
Juliano recebeu Manoel e seus irmãos com honras de Estado em seu palácio, tentando seduzí-los à suas crenças por meio do luxo, mas diante da recusa dos embaixadores cristãos a prestar culto ao Sol e a outros deuses pagãos, ordenou que lhes fosse imposta a pena a que eram condenados os cristãos: o martírio.
             
Sendo Manoel o primogênito, foi atravessado com com um cravo de ferro em cada ombro e outro atravessou-lhe de ouvido a ouvido. Seguiu-se à morte dos santos um forte tremor que de terra que soterrou seus corpos antes que fossem reduzidos a cinzas, como queria Juliano.
          
Methaphraste escreve, em 17 de junho, a vida de São Manoel e, em sua obra, conta como como se propagaram os inúmeros milagres atribuídos ao nosso padroeiro. Todo o oriente toma conhecimento da vida gloriosa  de São Manoel, o Padroeiro dos diplomatas. E pela ressonância, 
em toda a Europa, especialmente em Portugal, onde seu nome é  hoje o mais adotado pelos portugueses.
        

História escrita pelo padre Manoel Rodrigues de Faria ( Lisboa, 1846) e dedicada ao 5o. Marquês de Pombal, Manoel José de Carvalho Melo Daum DÁlbuquerque Souza e Lorena. Resumo feito na cidade fundada pelo português Padre Manoel de Jesus e Maria - Rio Pomba, MG.-

       
Segundo folheto divulgado em Rio Pomba, pelo padre Mário Marcelo,
quando pároco da igreja de São Manoel.


Oração a São Manoel


Oh! Glorioso Mártir São Manoel, perfeito modelo de paciência que suportastes toda sorte de humilhações, até derramardes o vosso sangue e chegardes ao ponto de dardes ávida por amor de Jesus, tudo isso com paciência, a mais perfeita; alcançai-nos de Jesus, abraçar sempre com todo amor a pequena cruz das contrariedades e aflições, inevitáveis nesta vida.

À vossa poderosa intercessão recorro cheio de confiança. Ensinai-me a vencer os movimentos da ira e impaciência, aceitando corajosamente as humilhações que as pessoas me fizerem, a fim de provar meu amor ao nosso amável Senhor, Jesus Cristo, a quem sejam dadas todas as honras e glórias por todos os séculos, dos séculos. Amém.






   

    






Nenhum comentário:

Postar um comentário