quarta-feira, 30 de março de 2011

Na presença de Deus

                  Dom Bernardo Schuh O.S.B.

Pintura de Bruno de Giusti
                     Detalhe do teto da capela do Santíssimo na Catedral de Sorocaba

Os astrônomos sabem dizer que a terra é como um grão de pó, no universo; em relação às relações inimagináveis do universo, sou menos que um grão de poeira.

Ante cada galáxias a terra desaparece.

O sol é mais importante que a terra; mas, mesmo assim, há sóis maiores que o nosso pequeno sol. Quem sou eu então, diante de Deus? O salmo 8 diz claramente: “Quem é o homem para dele vos lembrardes? Contudo Vós o colocastes um pouco abaixo dos anjos”,que sempre estão na presença de Deus e contemplam a Sua face.

Não vamos, pois, dar tanto valor a nós mesmos, mas agradecer a nossa presença diante de Deus. No Cânon da Missa repetimos: “Damo-Vos graças, por nos terdes tornados dignos de estar na Vossa Presença e de Vos servir.”

A própria presença de Deus nos gratifica. Quer dizer que vale muito mais o que Deus quer de nós, na abundância do Seu Amor, do que acusarmo-nos de nos sentirmos indignos, desprezíveis...

Somos amados pelo amadíssimo Filho do Seu eterno Amor. Reconhecer isto, já é oração. Portanto, não existe só oração em palavras; existe a oração que tem por base o amor.

Existe ainda uma outra oração que, se não consegue basear-se no amor,baseia-se na Presença: Estou presente meu Senhor! A minha presença é um sinal de amor. Permaneço na Vossa amabilíssima Presença, embora não saiba amar-Vos.

Amar a Deus é um serviço; mas se eu não consigo amá-Lo, deixo-me estar presente. Isto é uma grande humildade, uma humildade gloriosa, vamos dizer, uma humildade muito grata. Colocar-se com humildade na presença de Deus e confiar na presença dEle; não na minha eficiência, nas minhas impressões pessoais, ou então nos meus júbilos, como se fosse um êxtase.

Aqui percebemos, portanto, que somos profundamente dignificados, honrados, sublimados pelo próprio Deus, quando podemos estar diante dEle.


Extraído do livreto: Amor, Essência da Oração, de

                               Dom Bernardo Schuh O.S.B.
                               Monge do Mosteiro de São Bento
                               Rio de Janeiro- RJ


              

Um comentário:

  1. Tenho esse precioso livro: Amor, essência da Oração, um verdadeiro bálsamo!

    ResponderExcluir