quarta-feira, 2 de março de 2011

A Arte da Preservação

         Diante da reportagem do Jornal O estado de Minas no link:



                   Trazemos de volta o post:
           


                     A Arte da Preservação

             Postado no antigo O beija-flor em 26/04/2010

         Cada templo religioso constitui uma expressão artística da religiosidade de um povo em determinada época. Estudiosos de várias ciências encontram nos templos religiosos uma verdadeira biblioteca de informações ali encerradas, que vão desde os materiais empregados até como eram praticados e por que eram celebrados os ritos.
           
            Os mais antigos são de grande interesse dos arqueólogos que se submetem a trabalhos penosos e lentos para sentir a alegria de saber um pouco mais como viviam os antepassados de sua espécie.
           
            Desde que passou a existir como instituição, a Igreja Católica exerceu importantíssimo papel de mecenas. Sob suas asas, sempre foram abrigados os artistas de todas as artes ao longo dos dois últimos milênios. Seus templos se tornaram ricos e democráticos (ao alcance de quem queira apreciar) acervos culturais em cada lugar do planeta, onde arquitetos, artífices e artistas plásticos dão vida e valor a simples trabalhos braçais transformando-os em monumentos de arte, que encantam todos os tipos de observadores.
           
            Hoje vivemos em acelerada evolução, quando o tempo é cada vez menor entre uma realidade e outra, portanto construções consideráveis e esmeradas de pouco tempo atrás já se tornam ícones importantes para mostrar, como em câmera lenta, as várias etapas da evolução da arquitetura e das outras artes.
           
            É importante, não só para católicos, mas também para quem valoriza a arte, a conservação respeitosa dos templos religiosos, preservando o trabalho artístico da época em que cada um foi construído. É legado inestimável para que as futuras gerações possam avaliar e valorizar o esmero e gosto artístico com que foram concebidas e concretizadas as obras, em material forte o suficiente para atingir a geração mais longínqua possível. Obras feitas para se cultuar o Deus Altíssimo.
           
            Portanto merecem mais ainda louvor os que servem apenas de ponte entre as gerações, os que mantêm intactos e preservados os acervos artísticos dos templos para os povos dos novos tempos; e que o fazem, usando os mais modernos recursos da tecnologia, aumentando e atualizando o conforto dos que procuram Deus, sem, no entanto, interferir na obra arquitetônica e seus importantes detalhes.
           
            Ocorre agora um novo tipo de arte, a arte de preservar enquanto dá conforto. As gerações futuras haverão de reconhecer e agradecer os que caminharam antes deles no caminho da fé deixando pegadas de respeito pelo passado e pelo futuro.
           
             Maravilhosa é a civilização dos que constroem a vida em função de Deus, que é a própria perfeição, faz cada geração mais rica e mais próxima do Bem. É a prosperidade.

                                               Giselle Neves Moreira de Aguiar  -
                                                12 de março de 2010.


                                               http://www.obeija-flor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário